sábado, 28 de janeiro de 2012


Os ASFIXIA são um banda dos suburbios de Lisboa, que começaram em 2010. Aqui se segue uma pequena entrevista quando a banda se encontra em gravação do seu primeiro registo.



 Os ASFIXIA são uma banda relativamente recente, mas com pessoal com muita andança dentro do panorama underground tuga. Como surgem e porquê?

Ora bem, os ASFIXIA surgem pela vontade em que havia já á muito tempo de o RUI (Crise Total/Rolls Rockers) e o Jonhie (SIMBIOSE/ZOOTIC/ALBERTFISH/LOV DA XIT) de quererem fazer alguma coisa junta, além dos Crise Total (que hoje em dia é um projecto só ao vivo praticamente) uma cena de originais , sem estilo próprio a vêr o que saía. Mais tarde juntou-se a Inês (voz) e o Mardem(baixo).

O Nome ASFIXIA? Alguma definição plausível? Ou é só um nome?

Não , não é só mais um nome.Tem mais a vêr com aquilo que te dão todos os dias e que tu não queres, e dai sentes-te asfixiado, o nome vem mais dai... ehehehhehehhe




De que falam as vossas letras? Quem as escreve?

As nossas letras falam de critica social, dos problemas do dia a dia, inspiração nas ruas, no trabalho, a vêr os telejornais(que nos dão vontade de rir), tudo o que nos rodeia , tentando dár a nossa opniao sobre varios temas.
As letras são escritas esencialmente pelo jonhie, apesar da inês também escrevêr algumas.



 

Têm tocado com alguma regularidade ao vivo. Com que bandas é que já dividiram o palco e quais vos deram mais prazer de tocar e porquê?

Não tocamos com ASFIXIA assim tantas vezes, mas realmente  ouve uma grande química com os Gazua, na tournado tour em 2011. Pessoal 5 estrelas e que nos deu a oportunidade de abrir para eles em vários sitios do pais.


 Em termos de banda quais são as vossas maiores influências? E em termos pessoais quais são as vossas maiores influências?

De banda secalhar BAD BRAINS,DEAD KENNEDYS,LA FRACTION, RAMONES não sei algo assim.Agora em termos de membros uiiiiiiiiiii...Rui é mais rock, a inês mais metal , o João mais hardcore e o Jonhie ouve tudo (grind/crust/metal/punk) .


 Não sei se vocês gostam do rótulo, mas eu considero-vos uma banda punk-rock. Posso vos perguntar o que é para vocês o punk?

Pois eu tambem não sei bem o que somos, sei que a atitude é punk!
para mim (Jonhie) o punk é uma forma de intervenção e critica social,é têr uma opnião sobre as coisas que te rodeiam e poderes dizê-la ao microfone, acompanhado de musica basica que soa muito bem, mesmo muitas vezes só tendo 3 acordes.
A cena do moicano, da roupa a rigôr a mim já me passa ao lado. Mas respeito, mas sem duvida para mim a atitude é a q conta mais sem duvida.



Acham o punk um movimento político? Ou somente social/cultural? Ou só mesmo música?

Pode sêr um movimento politico tambem, se inserir-mos a politica no social/cultural termos vários exemplos da cena anarckopunk  SIN DIOS , CRASS e muitos mais. Apesar neste momento o que se vive, é que para os mais novos o punk é rebeldia, é um estilo somente musical , onde se pode cantar aquilo que bem se intendêr e sêr muita maluco! Para muitos esta é a visão do punk... por isso é que todos os canais de radio e  musica passam bandas punk da actualidade!o que era impensável nos anos 70/80 por exemplo. Mas tambem em 40 anos muita coisa mudou, muitas gerações passaram, e o estilo está todo subdividido e muitos miudos nem sabem de onde o punk vem ou que representa! E as referências que têm já não são as mesmas que nós tivémos, não se isto é bom ou é mau, o que sei é que não foi este o punk que eu conheci e me identifiquei!
 

Como descrevem o actual panorama punk em Poortugal? Que bandas curtem? Distribuidoras? Salas de concerto? Etc…

Olha neste momento resiste uma cena punk em portugal!Acho que o movimento punk neste momento em cidades como o Porto, Aveiro, Setubal é existente, são cidades que sentem o punk como nós sentia-mos em lisboa nos anos 90. Onde  havia espaços alternativos(pequenos clubes,sociedades, okupas etc), onde havia sitios onde podia-mos tirar informação, falar uns com os outros, fazêr e organizar eventos alternativos a um aluguer de sala+ P.A. com custos reduzidos.Hoje em dia o que vivêmos em lisboa , vai contra a cultura punk na minha opnião.
Sobre bandas á muito boas bandas em portugal não vou citar nenhuma ,na base de me esquecer de alguma ahahahahhaha




De certeza que os ASFIXIA já têm algumas histórias engraçadas ou tristes. Querem partilhar alguma com os leitores do Blog?

Uma das histórias mais engraçadas, foi na galeria do desassossego que trataram-nos tão bem ao jantar, que quando fomos para cima de palco estava a vêr que já não dava para tocar(acho que foi do medronho)



 Para quando um registo de ASFIXIA?

para breve amigo ,muito breve alias já começamos a gravar ahahhahahaha...em breve terás noticias.

O que é necessário para por os ASFIXIA a tocar? Condições?

conforme o sitio do pais, mas falem sempre conosco para asfixiaoficial@gmail.com

Ultimas palavras para os leitores do blog?

Antes de mais obrigada pelo apoio á banda, e para os leitores do teu blog espero vê-los nos concertos não só dos Asfixia  mas de todas as bandas nacionais.APOIEM O UNDERGROUND!abraço,Jonhie.

Sem comentários:

Enviar um comentário